quarta-feira, 13 de junho de 2012

As 10 maiores obras de arte do mundo.


Em 1985, um juri formado pelos maiores conhecedores de arte do mundo escolheu as dez maiores obras já realizadas pelo homem a pedido do "Illustrated London News".
As escolhidas foram:

1 - "As meninas", (1656) de Diego Velázques, Museu do Prado - Espanha, que ficou por unanimidade em primeiro lugar. Esta obra foi feita por Velásquez durante sua fase chamada "La Familia", onde o artista representava cenas do cotidiano, sendo quase um impressionista. Na cena, a jovem Margarita, da Áustria, encontra-se cercada por sua pequena corte de damas e empregados.



2 - "Vista de Delft", de Vermeer. Este quadro foi chamado "o primeiro quadro impressionista da pintura européia", pela sua atmosfera. 
Marcel Proust, quando pediram a sua opinião sobre este quadro disse: "é o quadro mais belo do mundo". 
Se não for, é um dos quadros mais conhecidos da história da pintura, seja pela perspectiva, luminosidade, pelas imagens das casas refletidas na água, ou por ser de extrema suavidade e transparência, com efeitos pontilhados.




3 - "A Tempestade", (1505), de Giorgione de Castelfranco, Galeria da Academia, Veneza. Uma das peças fundamentais da pintura veneziana, ela marca o início do Século XVI na arte. Especialistas dizem que Giorgione é deslumbrante por ter conseguido criar atmosferas insinuantes, sugerindo até uma certa qualidade musical, como nesta tela. A natureza parece indefesa, tal qual a figura da mãe abandonada no quadro e as colunas truncadas, que aparecem como joguetes da terrível luta dos elementos.



4 - "A Primavera", (1476/1477), de Alessandro Filipepi (Botticelli), Galeria defli Uffizi, Florença. A obra mostra o requinte de Botticelli, e foi pintada para a Villa di Castelo de Lourenço, o Magnífico. Para os estudiosos, as linhas e os valores dinâmicos puros parecem descrever uma vida além do olhar, como as imagens de um sonho em dança contínua. 




5 - "A Ressureição", de Pierro della Francesca.



6 - "O Enterro do Conde Orgaz", (1586), de Domenikos Theotocopoulos, El Greco, em San Tomé, Toledo, na Espanha. Nesta obra, El Greco criou torvelinhos de formas e cores para criar uma imagem dinâmica e visionária do Paraíso. A figura central, o Conde Orgaz, era um dignatário de Toledo, Espanha, tão piedoso que Santo Agostinho e Santo Estevão apareceram como um milagre em seu funeral para levar seu corpo a sepultura. Acima, seu corpo se eleva ao reino dos céus. Toda a cena é observada pela nobreza do clero real.




7 - "A Lamentação", (1305), de Giotto, na Cappella dei Scrovegni, em Pádua, Itália. Um grupo de homens e mulheres lamenta a morte de seu Salvador enquanto anjos esperam no reino dos céus. O pesar de Maria, debruçada sobre o corpo morto de Cristo, é reforçado pelos gestos emocionados e expressões sofridas das figuras ao seu redor. As cores claras aumentam a intensidade das emoções nas faces. Giotto provocou uma revolução na pintura. Foi um dos primeiros a dar a ilusão de vida real, no que diz respeito à emoção e espaço, em uma superfície plana. Este quadro é considerado uma das obras mais importantes no desenvolvimento darte ocidental. Giotto e Cimabue são considerados os fundadores da pintura moderna. Eles romperam com o convencionalismo estático e estereotipado de sua época.



8 - "O Altar", I Senheim", em Grunewald.



9 - "A Guernica", de Pablo Picasso. uma Oba estonteante, em que Picasso retrata mnum mural os horrorres da guerra e a devastação da cidade de Guernica.



10 - "A Volta do Filho Pródigo", (1669), de Rembrandt, Museu Ermitage, em Leningrado, na Rússia. Nessa época, o pintor se interessava pelos temas solenes. A figura do homem calvo e miserável contrasta com as ricas vestes do pai, que foi à porta recebê-lo. O quadro representa simbolicamente o perdão do pecado alcançado pelo arrependimento. é um quadro tido como sem grande emoção. Contudo, há uma grandiosidade tranq?ila e comedida, demonstrando uma calma que parece vinda dos céus.


Nesta lista estão duas das minhas preferidas: O Filho Pródigo, de Rembandt e a Guernica, de Picasso. E as suas, quais são?

Nenhum comentário: