quinta-feira, 8 de março de 2012

A mulher e as artes

Nem sempre a mulher foi sinônimo de fragilidade, no período pré-histórico, enquanto os homens saiam à caça, as mulheres ficavam nas cavernas cuidando umas das outras e das crianças. Com a evolução e a estabilidade do homem nas suas 'casas' as tarefas delas só aumentavam: casa + crianças + lavoura.  O tempo foi passando, o homem se civilizando e a necessidade de proteger suas mulheres e crianças também: os pais começam a criar suas filhas como pequenos bibelôs e não querer pra elas maridos que desejem e possam suprí-las com menos do que isso.
Jóias, artes, escravos, festas, vestidos, licores, cigarros... deram origem à nossa fama de supérfluas, exploradoras, usurpadoras, MUSAS.

Musa, figura feminina. Fonte de inspiração nas artes ou ciência. Na grécia tem outro sentido: Musas Gregas.

Nas pinturas rupestres não dá muito pra se perceber como eram as mulheres, eram tão 'quadradas' e 'chapadas' quantos o homens e os animais. Os egípicios, gregos e romanos deram uma nova percepção, trouxeram cores às artes e perspectivas, e cada movimento, evolução, vanguarda, por mais masculina que fosse sempre teve não um dedo, mas as mãos inteiras das mulheres. A Mulher, não é ser um ser humano, a mulher é combinação disso mais força da natureza. Cria, ama, acolhe, cuida, mas também defende e sabe machucar, mesmo sendo facilmente machucada.
Essa abordagem mais lúdica,  não esconde nossas perdas e lutas ao longo do tempo e todos os acontecimentos que culminaram com esse dia. Apesar de não concordar muito com ele porque mulher tem que ser homenageada e respeitada todos os dias. Segue algumas inspirações, sem ordem cronológica:


As musas gregas

Radical Chic

Tarsila do Amaral

Arte Karaja, exclusiva das mulheres


Marilyn

Clarice Lispector

Coco Chanel 
 
Mulheres em protesto - Di Cavlcanti

Mulheres Grafiteiras de Pernambuco


Mulher e sua Pin up


Nina Pandolfo - pintura

Pagu

Francois  Gilot por Picasso

mulher mulçumana 

Frida Kahlo

Virgem de Guadalupe 

Brigite Bardot

Amy Winehouse

Pucca

Nenhum comentário: